segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LIVRO DA HORA DA FAMÍLIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA DIOCESE

Já se encontra a venda no Centro Diocesano o subsídio da HORA DA FAMLIA 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.
O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.
“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.
Para adquirir os exemplares da HORA DA FAMÍLIA ligue para 3035.9817 e faça a sua reserva.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PALESTRA COM A PSICÓLOGA ADRIANA KATIA POTEXKI

A Comissão Diocesana de Pastoral Familiar em conjunto com a Paróquia do Senhor Bom Jesus de São José dos Pinhais promove uma palestra a ser realizada no dia 24 de março de 2012 às 19h30m na igreja Senhor Bom Jesus em São José dos Pinhais. com a psicóloga Dra. Adriana Katia Potexki. A Dra. Adriana dispõe de um  rico conteúdo voltado para casais, noivos e jovens ajudando-os a ter um cuidado especial com a sua área afetiva e sua sexualidade. Nesta palestra ela abordará temas como relacionamento entre pais e filhos, afetividade e sexualidade e a cura das emoções. Faça a sua inscrição até dia 22 de março através do novo    e-mail da pastoral familiar de São José dos Pinhais: pf.saojose@yahoo.com.br

Não haverá custos. Haverá venda de material relacionado as palestras (DVD's). Convide todos os casais de sua paróquia bem como os jovens para participarem deste encontro. Imperdível!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FAMÍLIAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS SE PREPARAM PARA A PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE APARECIDA


Os casais da Pastoral Familiar e todas as famílias da Diocese de São José dos Pinhais se preparam para a Peregrinação Nacional ao Santuário de Aparecida.
Um encontro marcado por união, alegria e muita animação. Assim pretendem ser a Peregrinação Nacional das Famílias e o Encontro Mundial das Famílias. Os dois eventos, que vão abordar a temática "Família: Trabalho e Festa", buscam resgatar a integração no ambiente familiar.
A Peregrinação Nacional das Famílias será realizada nos dias 28 e 29 de abril.

No primeiro dia, haverá um simpósio com a participação do presidente do Institu-to de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, no período da manhã. Ele vai falar sobre a relação entre família e trabalho. Na parte da tarde, o padre Zezinho vai abordar a temática "família e a festa". Para este simpósio, são esperadas mais de sete mil pessoas.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, diversos shows serão realizados entre uma palestra e outra para promover integração entre as famílias. "Entre essas duas palestras, nós vamos ter muitos shows musicais pra poder fazer acontecer de fato aquilo que o Papa quer: as famílias integradas, juntas, festivas, alegres, favorecendo com que a família seja mais família".
Para o dia 29, data da peregrinação, estão programadas Missas e, inclusive, a Missa principal, que será celebrada às 10h com todas as caravanas que já estarão lá. Para este evento, padre Wladimir tem uma grande expectativa de público. "
Estamos esperando um número muito grande, porque no ano passado nós tivemos mais de 60 mil pessoas. Há uma perspectiva de 200 mil pessoas".
Em relação à forma como a família pode ser ajudada, no sentido de redescobrir sua vocação, padre Wladimir disse que um primeiro passo é a família olhar mais para si mesma, para seus próprios membros. "Quanto mais a família descobrir Página2
que ela em si tem uma força insondável de superação, de sujeito social, de presença atuante na sociedade, ela vai começar a perceber que ela não é subjugada das situações, nem situações exteriores nem interiores, mas que tem condição de regenerar e começar de novo".

Os casais agentes de Pastoral deverão procurar o coordenador paroquial para este entre em contato com o casal coordenador de setor para obter maiores informações sobre esta Peregrinação.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A MISSÃO DA FAMILIA CRISTÃ NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

VOLTAR ÀS ORIGENS PARA SERMOS FIÉIS AO PRESENTE!


CNBB – REGIONAL SUL 2 – 05 de fevereiro de 2012
Nos tempos de crise, a Igreja sempre firmou e confirmou sua doutrina. Isso se dá, de modo especial, no campo do matrimônio e da família! A Igreja sempre defendeu o matrimônio e a família em tempos em que contra-valores foram propostos. Dessa forma, confirmou e confirma a dignidade, o realismo e a conveniência do Sacramento do Matrimônio.
O Matrimônio é uma realidade da Criação e da Redenção. Com toda a tranquilidade, podemos afirmar que o Matrimônio e a família são ideias de Deus, não invenções da Igreja ou imposições religiosas e culturais.
De fato, vivemos tempos de mudança, tempos de questionamentos de valores, de nivelamento por baixo! Nossos meios de comunicação e muitas instituições têm colaborado para que percamos o senso de equilíbrio em questões primordiais que tocam a vida. Matrimônio e família estão em meio a essas questões. A mudança do mundo rural para o mundo urbano e as influências no papel do homem e da mulher na construção da sociedade fizeram com que aquilo, que era natural-estático, passasse a uma conceituação histórico-dinâmica. Como responder a esses desafios?
Parece-nos que o progresso e a técnica substituem a Verdade! Isso traz um grave problema: o homem quer libertar-se da Verdade. Porém, somos libertos pela Verdade e para a Verdade. É hora de resgatar a Verdade sobre o Matrimônio e a família.
Diz um provérbio africano: "Se você não sabe para onde vai, com certeza sabe de onde veio. Então volte para lá!" Jesus nos convida a isso, em se tratando de Matrimônio. Quando O questionam sobre a carta de divórcio, Ele responde com uma pergunta... Coisas de grande Mestre e Sábio: "Moisés, o que dizia?" Em seguida, completa, Moisés permitiu dar a carta de divórcio devido à "esclerocardia" de vocês, pois no princípio não foi assim... (cf. Mt 19, 3-12). Usamos este termo (esclerocardia = esclerose do coração) para dizer que o coração do ser humano é que se esqueceu do sonho de Deus. É preciso voltar ao princípio. Mais uma vez isso se faz historicamente necessário.
O que Deus pede de nós? Temos que profeticamente anunciar a verdade sobre o Matrimônio e a família; mais que isso, temos que testemunhar com a vida a diferença que o amor, levado a sério, faz à sociedade.
Ele nos criou homem e mulher... O homem encontrou uma auxiliar que lhe correspondesse... "Esta sim é carne da minha carne, osso dos meus ossos". Esse foi o primeiro canto, a primeira poesia nascida do coração do homem (cf. Gn 2, 21-24). Os dois, mais que se completam, vivem entre si uma reciprocidade assimétrica, ou seja, um enriquecimento mútuo, entre diferentes, que revela ao mundo o ser imagem e semelhança de Deus.
Mulher e homem são chamados à celebração de um amor tão forte, mais forte que a morte (cf. Ct 8,6). Amor que se tornou parábola viva do amor de Deus pela humanidade. Todo casal é e deve ser uma epifania do Amor de Deus!
Uma analógica possível
O amor do casal manifesta o ponto de partida para compreendermos o amor de Deus. Sendo assim, Mistério Pascal e Mistério Nupcial se encontram! O Mistério Pascal ilumina e torna compreensível o Mistério Nupcial. É essa a verdade que anunciamos e a missão que cumprimos. Os três elementos que compõem o Mistério Nupcial são diferença sexual, amor e fecundidade.
Vamos contemplar a cena do Calvário e o casal! Ali os três elementos se fazem presentes, tanto numa realidade quanto em outra. O Novo Homem encontra-se com a Nova Mulher (Jesus e Maria). Ninguém melhor que Maria para receber, em nosso nome, o Divino Esposo. Um amor sem fim, de doação e firmezas extremas, acontece. E, como o amor se difunde, logo a fecundidade se dá. Nasce a Igreja. Nascem os filhos da Igreja de Jesus Cristo: João, o Bom Ladrão... todos nós.
No Matrimônio, estes três elementos devem estar presentes: diferença sexual, amor e fecundidade. Repito-os, pois hoje se faz necessário, profeticamente, sublinhar o que é básico para mergulharmos nesse mistério.
A separação desses elementos traz efeitos bombásticos à humanidade. Diz o Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza, "um efeito comparável ao da bomba atômica, pois não temos ideia de suas reais conseqüências". Infelizmente, é o que vemos atualmente. Hoje temos sexo sem amor, amor sem sexo, sexo sem filhos, filhos sem a relação sexual (produzidos tecnicamente), sexo sem respeitar a diferença sexual, e por aí vai.
Um resgate de papéis
Temos que resgatar os papéis fundamentais do casal, homem e mulher, com seus atributos específicos, revelando juntos ao mundo a riqueza do ser humano, imagem e semelhança de Deus. Celebramos no Matrimônio um amor que gera vida, a partir da qualidade de vida que marido e mulher se dão mutuamente. O ideal seria que um dissesse ao outro diariamente: "Casei-me contigo para ter o privilégio de te amar, para poder te amar". Um amor que amadurece e que se solidifica. Um amor que muda de nome, que nasce de um encantamento, de uma paixão e que gera cumplicidade, corresponsabilidade, doação plena de vida, compromisso definitivo. A sociedade, marcada pelo individualismo, pelo consumismo, pelo utilitarismo, pelo relativismo e pelo subjetivismo, parece ter riscado do dicionário as palavras renúncia e sacrifício. O amor do casal e da família exige sacrifício. "Quem nunca sofreu é porque nunca amou! É preciso amar até doer, senão não foi amor..."(Madre Teresa de Calcutá).
Hoje precisamos resgatar o papel do masculino e do feminino na família.
Resgatar o papel da mulher: ela é o esteio da família. É a que expressa firmeza e que dá identidade à família. A sua presença é imprescindível junto aos filhos. É presença enriquecedora e fundamental na sociedade. A mãe é insubstituível na primeira infância e na adolescência dos filhos.
Resgatar o papel do homem: ele é o que ensina a relação de troca, é o que semeia ideais na vida do filho, é o que dá segurança e proteção. Porém, o que constatamos em muitos casos? Quanta imaturidade masculina, quanto egoísmo!...
O equilíbrio dos papéis de pai e de mãe traz identidade e maturidade ao lar e faz com que confirmemos que, de fato, a família é uma "escola de pessoas", "escola de humanidade", "escola do amor".
Na família, os filhos são dons, não são direito nem posse... Vale a pena relembrar o que nos diz a Carta aos Colossenses: "Pais, não irriteis, não intimideis os vossos filhos para que não desanimem" (cf. Cl 3, 21). Olhando para um filho, a constatação dos pais deve ser a mesma: nada mais nosso e, ao mesmo tempo, nada mais recebido.
Como escreveu Khalil Gibran: "Vossos filhos não são vossos filhos... são flechas arremessadas. Vêm através de vós, mas não de vós, e embora vivam convosco, não vos pertencem... Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos".
"O grande segredo da educação está no amor mútuo do pai e da mãe, que se torna o pão cotidiano da criança. É servindo aos filhos, que o casal se esforça cada dia para se tornar mais semelhante a Deus, e assim revelá-Lo mais claramente." (Pe.Henri Caffarel)
O filho tem o direito de ter as referências masculinas e femininas para um crescimento e desenvolvimento de sua personalidade.
Alguns conselhos
Baseado em algumas leituras sobre a espiritualidade do casal, resumo aqui alguns conselhos muito práticos.
Primeiramente um lembrete: a espiritualidade não é um anexo na vida do casal e da família, mas é o que faz com que sejam casal e família com tudo o que isso significa.
O sinal inconfundível do amor é a dedicação a quem amamos! Os principais inimigos do amor são o egoísmo e seus filhos. Os combustíveis do amor para o dia a dia são os afetos e as delicadezas dispensados em nossas casas! Não podem faltar na vida conjugal e familiar: paciência e perdão.
Em meio a tantas situações caóticas, nossa Pastoral Familiar deve ser uma mensagem viva de que para Deus nada é impossível! Deus quer restaurar nossos casais, nossas famílias! Onde pensamos não haver caminho, Deus faz um! Os obstáculos atuais nos desafiam em nosso profetismo. Devemos anunciar com todas as forças, no cumprimento de nossa missão, que amor não se faz, amor se vive e celebra!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FACILIDADE DE DIVÓRCIO - FACILIDADE DE DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA


É assombrosa a conclusão — recentemente divulgada pelo IBGE com base nas "Estatísticas do Registro Civil 2010" — a respeito do aumento do número de divórcios no Brasil: em 2010, um crescimento de 36,8% em relação ao ano anterior (vide quadro abaixo).
Entretanto, apesar de espantosa, tal alarmante conclusão não me surpreendeu. Por quê? — A dissolução dos costumes que há muito tempo vem minando a instituição da família em nosso País (por meio, por exemplo, das imoralíssimas novelas televisivas) só poderia gerar esse efeito desastroso. Mas devemos atribuir também a culpa à nova legislação (Emenda Constitucional 66/2010), que facilitou as separações ao extinguir as exigências legais e até mesmo os prazos, com o chamado "
divórcio instantâneo" (ou "divórcio direto"). À vista dessa "facilidade", simples problemas domésticos corriqueiros levam muitos casais a pensarem em divórcio, sem medir as consequências
 Assim sendo, podemos afirmar que aqueles que comemoraram a simplificação na "lei do divórcio" (melhor seria dizer "lei do concubinato", ou talvez "lei do amor livre", como na antiga União Soviética) festejaram, no fundo, uma simplificação que destrói "instantaneamente" a família.
Com efeito, segundo estudo da competente psicóloga e pesquisadora social norte-americana Judith Wallerstein, o aumento do número de crianças com problemas psicológicos e psíquicos, bem como de adolescentes que entram no mundo do álcool e das drogas, é devido à separação dos pais. Ela afirma:
"Ser filho de um casal que se separou é um problema que nunca cessa de existir [...]. Casais que vivem numa situação conjugal difícil deveriam considerar seria-mente a possibilidade de continuarem juntos pelo bem dos filhos [...]. Para uma criança, a vida pós-divórcio é incrivelmente difícil [...]. Está provado também que filhos de casais separados sofrem mais de depressão e apresentam maior dificuldade de aprendizado".
Ademais, a terapeuta americana demonstra em seu livro
The Unexpected Legacy of Divorce, fundamentado em centenas de entrevistas, que o divórcio gera um tão grande trauma nas crianças e adolescentes, que produz gerações de adultos com problemas mentais. "Karen, uma das minhas entrevistadas, numa frase de cortar o coração, assim expressou seus sentimentos: „O dia em que meus pais se divorciaram foi o dia em que a minha infância acabou‟".
Em seu livro — que obteve grande reconhecimento nos Estados Unidos e chegou a ser tema de capa da revista "TIME", 25-9-2000 — a autora analisa um grupo de filhos de divorciados em torno dos 40 anos. Destes, apenas 30% se casaram. E daqueles que o fizeram, 50% já se divorciaram. Esses dados estatísticos se repetem em estudos semelhantes de outros autores.
Aviso aos navegantes: aqueles que "
sonham" com o divórcio, saibam que essa desdita equivale a embarcar num "navio fantasma", numa grande ilusão povoada de pesadelos, com filhos depressivos, com problemas na escola e com propensão a afundarem no mundo das drogas. Portanto, para salvar suas famílias do naufrágio, não permitam que elas sejam atingidas pela bomba divorcista.
E-mail para o autor:
catolicismo@terra.com.br

domingo, 5 de fevereiro de 2012

COMISSÃO DIOCESANA SE REUNIU EM PIÊN 

No dia 5 de fevereiro de 2012, em Piên,  reuniu-se a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar pela primeira vez neste ano. A Comissão foi acolhida pelo casal coordenador do setor Agudos do Sul, Fridolino e Ivanilde. Todos os setores que compõe a diocese se fizeram representados pelos seus coordenadores. Participaram também desta reunião o Dc. Sebastião, Assessor da Pastoral Familiar, o Dc. Robson da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Piên,  os casais coordenadores dos setores de Casos Especiais e Pós Matrimônio e os casais que compõe a Pastoral Familiar na paróquia Nossa Senhora das Graças. Foi feita uma pequena avaliação sobre a nossa última Assembléia Diocesana bem como foram feitas as instruções junto aos coordenadores dos setores quanto ao procedimento de inscrição para a escola de agentes da INAPAF. As paróquias que compõe os 5 setores da diocese deverão se reunir ainda neste mês de fevereiro para receberem as orientações sobre a inscrição para esta escola de formação, sobre a Peregrinação Nacional da Famílias à Aparecida do Norte nos dias 28 e 29 de abril e sobre as inscrições para o 5º retiro espiritual para Casais em 2ª união a ser realizado em Quitandinha nos dias 19 e 20 de maio.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COMISSÃO DIOCESANA DE PASTORAL FAMILIAR PROMOVE A ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DE PASTORAL FAMILIAR - INAPAF

Conforme foi anunciado na Assembléia Diocesana de Pastoral Familiar realizada no dia 6 de novembro de 2011, a Comissão Diocesana de Pastoral Familiar está oferecendo aos casais agentes de Pastoral Familiar a Escola de formação da INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar). Trata-se de um Curso Intensivo Presencial, com duração mínima de 15 horas de trabalho, ministrados nos regionais ou nas dioceses e são destinados a delinear com clareza:


§  Os principais fatores históricos e fatores da conjuntura nacional e internacional que geram a desestruturação familiar e requerem uma resposta concreta da Igreja.
§  Os problemas vividos na comunidade local que ferem os relacionamentos e suas causas.
§  A estrutura mínima e campos de atuação da Pastoral Familiar e seus Setores.
§  Os principais conteúdos e métodos para responder aos desafios da realidade.

As inscrições estão abertas e deverão ser feitas junto aos casais Coordenadores dos Setores.

Segue abaixo mais informações: 

1ª etapa: 21 e 22 de abril de 2012
2ª etapa: 23 e 24 de junho de 2012
Local: Paróquia São Cristovão – São José dos Pinhais
Endereço: Av. das Torres próximo a Luson Veículos
Início da escola: dia 21 de abril (sábado) às 13 horas

Trazer a bíblia e o Diretório da Pastoral Familiar



CAMPANHA  "40 DIAS PELA VIDA" TERÁ INÍCIO NA ESPANHA COM A QUARESMA

Campanha pela vida e contra o aborto.
MADRI, 03 Fev. 12 / 09:34 am (ACI)
Com o propósito de lutar pela vida e contra o aborto na Espanha e no mundo, no próximo 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, terá início a terceira edição da campanha nacional de oração "40 Dias pela Vida" diante das clínicas de aborto de várias cidades do país.
Esta campanha de oração, que durará os 40 dias do tempo de Quaresma, é promovida por voluntários cristãos que defendem a vida desde a concepção e que sairão às ruas para rezar, em atitude pacífica, dando testemunho de sua fé e pedindo pelo fim do aborto.
Conforme o informe do comitê nacional de "40 Dias pela Vida" na Espanha, a campanha se realiza, ao mesmo tempo, em 300 cidades de três continentes, os mesmos dias, com a mesma intenção, durante 40 dias.
"Somos voluntários que temos em comum nossa fé. Reunimo-nos para rezar. Não militamos de nada, não provocamos nem assinalaremos ninguém. Detemo-nos 40 dias frente aos abortorios para rezar e dar testemunho público de nossa fé e pedimos ao Senhor pelo fim deste genocídio", assinalaram.
Finalmente, os voluntários do comitê organizador pediram a todos os defenso-res da vida que tenham um site Web, que ajudem a difundir a campanha de oração de "40 Dias pela Vida".
"Com uns pixels de sua Web anunciando a oração pela vida você nos ajudaria a mover as consciências de muitas mais pessoas que poderão conhecer e talvez unir-se aos 40 Dias pela Vida para fazer possível o grande objetivo: converter nosso país (e o mundo inteiro) em uma grande prece pelo fim do aborto", concluíram. 
CNBB – REGIONAL SUL 2 – 03 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOVO VEÍCULO PARA DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE A PASTORAL FAMILIAR 
A partir de 1º fevereiro de 2012 criamos este novo blog para disponibilizar aos agentes de Pastoral Familiar um novo meio para estarem bem informados sobre as diversas atividades de pastoral familiar na Diocese de São José dos Pinhais. Também poderão enviar para o e-mail do casal coordenador diocesano algumas matérias para serem postadas neste blog bem como divulgarem as suas atividades na paróquia. Acessem diariamente este blog pois haverá postagens frequentes.

Faustino e Eloina