sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PROGRAME-SE PARA CELEBRAR A SEMANA NACIONAL DA VIDA

Programação
Sugestão de Eventos:

Ø Missas diárias – refletindo sobre o tema da SNV/2012

Incluir nas missas desse período intenções alusivas à vida e à dignidade humana.

Ø Hora Santa nas Comunidades

Na intenção dos que sofrem devido ao desrespeito à saúde e dignidade.

Ø Palestras abordando os temas: Vida, Saúde e Dignidade.

Ø Terço pela Vida e pelos Nascituros

Ø Celebração do Dia do Nascituro

Como o Dia do Nascituro (08/10) será na segunda-feira, o tema pode ser trabalho nas celebrações do final de semana (6 e 7/out).

Ø Reflexões e Discussões dos Textos da Revista Hora da Vida

Sugestão de Cronograma:

ü 29/09 a 30/09 - sábado e domingo – Missa de Abertura nas Paróquias

ü 02/10 - terça-feira – Hora Santa na intenção dos que sofrem devido ao desrespeito à saúde e dignidade

Local: nas Comunidades – convidar a comunidade a se reunir para um momento de oração e adoração ao Santíssimo, meditando na intenção acima.

ü 03/10 - quarta-feira Palestra com o tema da SNV: “Saúde e Dignidade”

ü 05/10 - sexta-feira - Terço pela Vida e  pelos Nascituros

Identificar um local amplo e aberto para a realização do terço. Praças, Jardins, locais onde o contato com a natureza possa ajudar na reflexão do tema durante a oração.

ü 06 - 07 - 08/10 – sábado, domingo e segunda-feira – Celebração do Dia do Nascituro

Que as celebrações deste dia sejam preparadas de forma a proporcionar uma reflexão a respeito da pessoa que está para vir à luz.
Como sugestão, realizar benção às famílias das gestantes, de recém-nascidos, de idosos, doentes etc. Trazendo a reflexão a respeito da dignidade da pessoa, independente de sua condição ou idade.
Com esta celebração também se encerra a SNV 2012, que seja apresentado também para a comunidade (através de mural, projeção ou leitura) as reflexões que foram realizadas durante a semana.

Ø Gesto Concreto para todo o Regional Sul II na SNV/2012: Adesão ao Abaixo Assinado em Defesa da Vida – Da concepção à Morte Natural.

Este abaixo-assinado será enviado a todas as paróquias com o objetivo de recolher 250 mil assinaturas. Indicar nome, RG, assinatura e cidade. É uma representação a ser encaminhada aos parlamentares. Que sejam retornadas estas listas de abaixo-assinado até o mês de outubro. Não será proposta uma quantidade mínima de assinaturas por diocese. Este abaixo-assinado não tem o objetivo de gerar uma nova lei e sim de demonstrar o acompanhamento das leis que estão aprovada.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

COMISSÃO PARA A VIDA E A FAMÍLIA LANÇA A 2ª EDIÇÃO DO SUBSÍDIO "HORA DA VIDA"

Com objetivo de colaborar na preparação e na realização da
Semana Nacional de Vida e do dia do nascituro, a Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram a segunda edição do subsídio Hora da Vida. A publicação já se encontra a venda no Centro Diocesano.
Tendo sido elaborado pela primeira vez no ano passado, o subsídio "Hora da Vida" traz o tema Saude e Dignidade: direito e responsabilidade de todos"
dividido em sete encontros e uma celebração da vida. Os encontros vão desde a acolhida da vida, passando por uma conscientização de comportamentos de risco que ameaçam a vida, até chegar ao cuidado com as pessoas na fase final da vida. Os encontros são:
‘1º-Qual o meu papel?’;
‘2º- Acolhida à vida nascente’;
‘3º- Transmissão da vida: qual a missão do casal?’;
‘4º- Hábitos e comportamentos de risco’;
‘5º- Saúde e equilíbrio do homem’;
‘6º- Dignidade e qualidade de vida’; e, por fim,
‘7º- O sentido do entardecer da vida’.
Dentro de cada um dos encontros supracitados, inúmeros assuntos serão abordados, todos relacionados à defesa da vida. É possível citar, por exemplo, os subitens ‘responsabilidade consigo mesmo, com a família e com a sociedade’, ‘compromisso com a vida’, ‘aborto, gravidez de risco, eugenia’, ‘sexualidade e afetividade’, ‘pais como participantes da paternidade de Deus’, ‘drogas lícitas e ilícitas’, ‘promiscuidade’, ‘consumismo’, ‘eutanásia’, dentre outros.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, padre Rafael Fornasier, o subsídio propõe os sete roteiros de encontros apenas como sugestões. "Pode-se adaptar o material a cada realidade, bem como acrescentar outros temas afins", explica.
Vários bispos colaboraram na elaboração do subsídio. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão E. P. para Vida e Família escreve uma mensagem sugerindo a criação de Comissões de Respeito, Promoção e Defesa da Vida nas dioceses e, quando possível, nas paróquias. A apresentação da publicação foi feita pelo bispo auxiliar do Rio e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, dom Antônio Augusto Dias Duarte. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira foi o autor da introdução.
Sob a coordenação do padre Rafael Fornasier, vários organismos também colaboraram na produção do "Hora da Vida". Colaboraram: a Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da CNBB; o Centro de Bioética da Amazônia (CBAm); a Comissão de Defesa da Vida da Arquidiocese de Belém; a Comunidade de Nazaré (PA). Assim como o subsídio "Hora da Família
", o "Hora da Vida" pode ser adquirido no Centro Diocesano da Diocese de São José dos Pinhais. Com o tema "Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos", a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana. A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O dia do Nascituro É um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

4º CONGRESSO REGIONAL SUL II DA PASTORAL FAMILIAR

Foi realizado nos dias 1º e 2 de setembro na Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão o 4º Congresso Regional Sul II da Pastoral Familiar. Este Congresso reuniu as dioceses do Estado do Paraná e a diocese de São José dos Pinhais esteve representada pelo Assessor Eclesiástico, Dc. Lourival,   por 5 casais da Comissão Diocesana e um casal da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Araucária. O mesmo tema do Encontro Mundial das Famílias em Milão foi objeto do Congresso Regional: a familia, o trabalho e a festa. No dia 1º foram expostos 3 temas principais:
Casais participantes do Congresso
ouvem a apresentação do tema
a família, o trabalho e a festa
- a família, o trabalho e a festa - com pistas do encontro mundial com o Papa abordado pelo Pe. Rafael Solano Duran que apresentou a família como um espaço celebrativo. Foi reafirmado a dimensão teológica e de ser igreja da família;
- a família e a iniciação cristã - abordada por Dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas e Francisco Beltrão que falou sobre a necessidade de recomeçar o trabalho com a iniciação cristã a partir da pessoa de Jesus Cristo. Afirmou que na igreja não se muda os valores, mas os métodos utilizados. Colocou a figura dos primeiros cristãos como modelo para a iniciação cristã, redescobrindo a alegia de ser escolhido por Deus;
- Padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que a família  deve ser não só defendida mas sim promovida. A família é o lugar privilegiado das relações. Citou também a necessidade da  criação de associações familiares, que seria uma forma encontrada pela Igreja para que as famílias conseguissem lutar com mais força pelos seus direitos. "A maior riqueza que a família tem é o valor da própria família. Uma preocupação é fazer com que ela descubra que, por si só, ela é um bem para a sociedade", explicou o sacerdote.

Também foram apresentados painéis sobre a Defesa Vida com as motivações para a Semana Nacional da Vida (1 a 7 de outubro) cujo tema sera: Vida, saúde e Dignidade: direito e responsabilidade e sobre o Setor de Casos Especiais que motivou o trabalho com a acolhida aos casais em 2ª união.

No final do Congresso foi feita uma exposição sobre a importância e a necessidade do  trabalho provincial sendo concluído com uma reunião em grupos por província visando organizar cada província com um coordenador que junto com uma equipe promoveria a articulação entre as dioceses que compõe cada província e os encontros anuais da província A diocese de São José dos Pinhais pertence a província de Curitiba que engloba também a Arquidiocese de Curitba, as dioceses de Paranaguá, União da Vitória, Ponta Grossa e Guarapuava.





Padre Wladimir Porreca fala sobre a beleza de ser família

Comissão Diocesana se reune na entrada da Casa de Formação
Divino Mestre em Francisco Beltrão.