sexta-feira, 14 de março de 2014

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NO ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS - SOS FAMÍLA


      Entendendo que surgem situações nas famílias em que essas não conseguem encontrar uma adaptação; pois apareceram conflitos nos relacionamentos e disfunções de várias ordens, o que torna necessário fazer algo que possa solucionar esses problemas, mostrando que a crise pode ser um momento de superação e crescimento.
      Pretende-se, portanto, unificar a formação dos agentes do S.O.S. em nossa diocese e a  partir deste passo avaliar o processo de plantões nas paróquias.
     Pretende-se a partir deste curso implantar S.O.S. nas paróquias que ainda não tem e que pretende fazê-lo.
            Aperfeiçoar os cursistas no atendimento à famílias no S.O.S.
      Ajudá-los a pensar a Família de modo diferente, segundo a visão sistêmica.
      Ajudá-los a compreender melhor a família, seus sistemas e sua dinâmica.

SOS FAMÍLIA

O que é?

É  um grupo de casais por paróquia, católicos praticantes, com experiência matrimonial estável de aproximadamente cinco anos.
O tamanho do grupo varia de acordo com a realidade paroquial, sugere-se que no mínimo sejam 02 casais e no máximo 20.
É  fundamental que a escolha dos casais não seja baseada apenas nas aparências, por isso é indispensável a participação do pároco na indicação final.

Podem ser casais participantes de qualquer pastoral ou movimento, dando-se preferência por aqueles que já têm alguma experiência ou carisma pelas famílias.

Estes casais ficarão à disposição no dia a dia, e não necessariamente mantendo plantão em uma determinada sala ou local da paróquia, a não ser que haja muita disposição da equipe para o traba-lho, porém neste caso demandará muita boa vontade e algumas despesas para manter o local sempre aberto, telefone etc.


COMISSÃO DIOCESANA DE PASTORAL FAMILIAR SUGERE PARA TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS A REALIZAÇÃO DE ENCONTROS DE NAMORADOS


Considerando que o projeto pós-assembleia diocesana escolheu a juventude como uma das prioridades estamos sugerindo a promoção de encontros de namorados nas paróquias de nossa diocese. A data ideal seria na noite do dia 7 de junho de 2014, sábado antes do dia dos namorados, dia 12 de junho. Um dos objetivos deste encontro é o de desenvolver uma consciência cristã sobre a vivência do namoro, atualmente deturpada pelos modismos e pela liberalidade existente dentro das famílias e na sociedade, e altamente difundida entre os jovens.
As equipes paroquiais de Pastoral Familiar podem planejar com muita antecedência um encontro com os casais de namorados que frequentam as missas. Os métodos mais comuns utilizados em encontros de namorados são as palestras, encenações, testemunhos de casais da pastoral familiar, conversas em pequenos grupos monitorados por casais da pastoral familiar, etc. Muitas experiências mostram que nestes encontros deve haver um tema relacionado ao namoro como, por exemplo: namoro cristão, sexualidade e afetividade, castidade, diferenças entre o namoro sério e outras formas de relacionamento atualmente existente como “ficar”, “namoro sem compromisso”, o namoro e o respeito mútuo, conhecimento do outro, o jovem e a igreja, etc. Além disso, pode-se fazer também uma encenação que ajude aos casais de namorado a entender o qual o sentido e a beleza do namoro cristão. Nos intervalos das atividades pode-se desenvolver dinâmicas e também conversas em grupo sobre os temas desenvolvidos.
A comissão diocesana poderá ajudar fornecendo subsídios para as paróquias realizarem este evento. Entrar em contato pelo e-mail: pf.saojose@yahoo.com.br

terça-feira, 4 de março de 2014

                                                 

RETIRO ESPIRITUAL PARA CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO
Dias 29 e 30 de março de 2014
Início: 13h
Local: Paróquia São João Batista
 Contenda/PR
Inscrições na secretária da paróquia, pelo fone
3625-1414 ou pelo e-mail pf.saojose@yahoo.com.br



“Eu sou o Bom Pastor.  Conheço as minha ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,  como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas”    Jo 10, 14-15