sexta-feira, 17 de abril de 2015

ENCONTROS DE NAMORADOS NA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS


A realização de encontros de namorados está se tornando um costume na diocese de São José dos Pinhais. Em 2014, as equipes de Pastoral Familiar foram motivadas a promover estes eventos durante o mês de junho e o resultado foi positivo. Muitas comunidades mobilizaram os jovens casais de namorados trazendo a consciência cristã sobre a vivência do namoro.  Sejamos todos motivados novamente para que em 2015 os encontros de namorados já façam parte do planejamento paroquial do mês de junho podendo-se fazer a articulação da equipe de Pastoral Familiar com a Pastoral da Juventude com a visita dos casais de pastoral familiar aos grupos de jovens para divulgação do evento e o convite para aqueles jovens que já estão namorando. Os métodos mais comuns utilizados em encontros de namorados são as palestras, testemunhos da época de namoro dos casais da pastoral familiar, conversas em pequenos grupos monitorados por casais da pastoral familiar, etc., pode-se fazer também uma encenação que ajude aos casais de namorados a entender  qual o sentido e a beleza do namoro cristão. Nos intervalos das atividades pode-se desenvolver dinâmicas e também conversas em grupo sobre os temas desenvolvidos.

Namoro é tempo de conhecer e escolher. O namoro é este belo tempo de saudável relacionamento entre jovens, onde, conhecendo-se mutuamente, eles vão descobrindo e fazendo uma grande escolha. A preparação para o casamento começa no namoro. Todo relacionamento humano só terá sentido se implicar no crescimento dos envolvidos. De modo especial no namoro e no casamento, isto é fundamental.

A comissão diocesana de Pastoral Familiar poderá ajudar fornecendo subsídios para as paróquias realizarem este evento. Entrar em contato pelo e-mail: pf.saojose@yahoo.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2015

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS REALIZA O 10º RETIRO PARA CASAIS EM 2ª UNIÃO EM FAZENDA RIO GRANDE


Nos dias 21 e 22 de março de 2015 na paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, na Fazenda Rio Grande, aconteceu o 10ª Retiro diocesano para casais em 2ª união. Participaram 21 casais néos sendo 19 casais recasados e mais 2 casais pilotos. Além dos casais da Paróquia que acolheu o retiro também estiveram presentes casais das paróquias Nossa Senhora das Graças de Piên, Bom Jesus de Mandirituba, Nossa Senhora da Conceição de Agudos do Sul e Nossa. Senhora dos Remédios de Araucária. As equipes diocesana e paroquial não pouparam seus esforços para bem acolher a todos os participantes. A Exortação Apostólica Familiaris Consortio que aborda a missão da família cristã no mundo de hoje, no nª 84 convoca a igreja a ajudar os divorciados, procurando, com caridade solícita, que eles não se considerem separados de Igreja, podendo, e melhor, devendo, enquanto batizados, participar de sua vida. Reze por eles a Igreja, encorajando-os, mostre-se mãe misericordiosa e sustente-os na fé na esperança.