quarta-feira, 30 de setembro de 2015

VEM AI A SEMANA NACIONAL DA VIDA
O Evangelho da Vida: Anunciar celebrar e servir

  image top
O Evangelho da VidaA Semana Nacional da Vida acontece de 1º a 7 de outubro, encerrando com o Dia do Nascituro, dia 8. Para ajudar na celebração e vivência desta data, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), oferece o subsídio "Hora da Vida". O subsídio traz propostas de encontros, celebrações, reflexões e ações para durante todo o ano.
Tais encontros podem ser facilmente adaptados à realidade local, sendo um guia para momentos de maior comunhão das famílias na evangelização e transformação da sociedade em favor da vida.
ENCONTROS
O "Hora da Vida" traz como tema de reflexão "O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir", propondo sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. A Semana da Vida e o Dia do Nascituro são instrumentos que ajudam a compreender e admirar, proteger e defender a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável valor.
HORA DA VIDA
  • 1º Encontro - Cristo, o Verbo da Vida 
  • 2º Encontro - O povo da vida e pela Vida 
  • 3º Encontro - Anunciar o Evangelho da Vida 
  • 4º Encontro - Celebrar o Evangelho da vida 
  • 5º Encontro - Servir o Evangelho da Vida 
  • 6º Encontro - A Família, Santuário da Vida 
  • 7º Encontro - Viragem cultural 
  • Celebração "A família: primeira escola das virtudes sociais"
  • Terço pela Vida(Contemplação dos mistérios gozosos)
  • Discurso do Papa Francisco a Médicos Católicos 
  • Celebração da Vida (Dia do Nascituro)
  • Vigília e oração pela Vida.
MATERIAL PARA BAIXAR.
Cartaz, capa, sumário, apresentação e introdução do subsidio clique aqui
O subsídio "Hora da Vida" está disponíveis com os casais coordenadores paroquiais, (arqui)diocesanos e regionais da Pastoral Familiar, pelo site: www.lojacnpf.org.br, pelo telefone (61) 3443-2900 ou ainda por e-mail: vendas@cnpf.org.br.
  image bottom 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

REALIZADO O 11º RETIRO PARA CASAIS EM 2ª UNIÃO


Nos dias 19 e 20 de setembro foi realizado o 11º retiro diocesano para casais que vivem em 2ª união promovido pela comissão diocesana de Pastoral Familiar e pela paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Piraquara.

O retiro aconteceu na Escola Social Sagrado Coração de Jesus em Piraquara e houve a participação de 28 casais em segunda união e 7 casais pilotos que irão acompanhar os casais em 2ª união com reuniões mensais e em seguida inseri-los nas comunidades. Além de casais da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora participaram casais das paróquias Nossa Senhora Aparecida do Guatupê, Nossa Senhora dos Remédios, Paróquia São José (Catedral), Paróquia São Pedro, Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro além de dois casais da cidade de Palmeira e um casal de Curitiba.

O retiro teve por objetivo acolher os casais em 2ª união que não devem sentir-se separados da igreja, devendo enquanto batizados, participar de sua vida. Teve também como propósito apresentar um Deus que é puro Amor, cheio de misericórdia, que ama tanto o justo como o pecador, e que está sempre pronto a perdoar. Visa igualmente, integrar esses casais na comunidade paroquial, estimulando-os a participar de suas atividades. A igreja deve rezar por eles, encorajando-os e se mostrando uma Mãe misericordiosa, sustentando na fé e na esperança.




sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL FAMILIAR NO SETOR 3



 
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
PASTORAL FAMILIAR – SETOR 3
 
2ª FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL FAMILIAR
 
 27 DE SETEMBRO DE SETEMBRO 2015
PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO   
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS /PR

 

 
Programação Formação de Agentes de Pastoral Familiar – Setor 3

 

 

07:50 – Recepção e Café de Chegada e Animação

08:10 – Abertura ­– Luis e Franci

08:15 – Espiritualidade – Faustino e Eloina

08:30 – 1º. Tema – Vocação – Ir. Maria Aparecida

09:40 – 10:00 Café

10:00 – 10:10 – Animação

10:10 – 2º. Tema Educação – Pedagoga Zilda Mulik

11:20 – 11:30 – Animação

11:30 – 12:40 – 3º. Tema – Relacionamento Conjugal –                             Psicólogo Leonardo Ferraz

 

Informações uteis:

- Trazer caneta e caderno.

- As fichas de inscrição serão encaminhadas aos coordenadores paroquiais que deverão retornar com as inscrições até o dia 21/09/2015 para o e-mail: andrettaluis@gmail.com fone 3382.8754 Luis/Franci.

 

“O amor é a nossa missão, a família plenamente viva. ”