sexta-feira, 20 de novembro de 2015

3º ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PASTORAL FAMILIAR


No dia 8 de novembro, no centro pastoral da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro em São José dos Pinhais foi realizada a 3ª Assembleia diocesana da Pastoral Familiar. Participaram 173 agentes de pastoral familiar. Do Setor pastoral 1 estiveram representadas as paróquias Santo Antônio, Santos Reis, São João Batista, Imaculada Conceição, N. S. dos Remédios, N. S. Perpétuo Socorro, Bom Jesus e N. S. das Dores. Do setor pastoral 2 estiveram representadas as paróquias São Gabriel, N. S. de Fátima, Bom Jesus, Bom Jesus da Cana Verde, N. S. das Graças, N. S. da Conceição, N. S. das Dores, N. S. Aparecida e Bom Jesus da Coluna. Do Setor pastoral 3 estiveram representadas as paróquias Sagrado Coração de Jesus, São Cristovão, São Marcos, Catedral, São Pedro, Santo Antônio, Bom Jesus, N. S. do Monte Claro, N.S. de Fátima, N. S. Aparecida Xingu, N. S. Aparecida do Guatupê. N. S. Auxiliadora e São Sebastião de Quatro Barras.
O Pe. Nikolaus acolheu todos os participantes e fez a oração inicial. A comissão diocesana foi apresentada a todos os participantes. Foram proferidas duas palestras: uma sobre a Bioética e família feita pelo Dr. Valério Schmidt e a outra abordou o Sínodo da Família, a vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo feita pelo Diácono Juarez Celso Krum, Assessor regional da Pastoral Familiar apresentando as conclusão do relatório final.
Em seguida foi mostrado um quadro sobre a situação atual da Pastoral Familiar dentro do âmbito da diocese.  Na parte da tarde foram apresentadas as 4 prioridades para triênio 2016 a 2018. Destas 4 foram eleitas as duas prioridades diocesanas: o acompanhamento do recém casados e o setor pré-matrimônio (preparação remota e próxima para o sacramento do matrimônio).
A assembleia foi encerrada com a Santa Missa presidida por pelo bispo diocesano.









quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR EM GUARAPUAVA


Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2015 foi realizado na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe em Guarapuava o 5º Congresso do Regional Sul 2 da Pastoral Familiar com o tema: Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.
Esteve presente neste Congresso Dom Orlando Brandes, bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 2 que celebrou duas missas, uma no sábado e outro no domingo pela manhã. Os temas apresentados foram:
 - A educação na família, com a psicóloga Dilma Schirr de Francisco Beltrão;
- Sexualidade e ideologia de gênero apresentado pelo Padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina;
- Espiritualidade familiar com Dom Orlando Brandes;
- Sínodo dos Bispos apresentado pelo Diácono Juares Celso Krum, assessor eclesiástico de Pastoral Familiar no Regional.
Além dos temas, foram apresentados os painéis sobre a Associação de Famílias, o núcleo de formação e espiritualidade, a integração da pastoral familiar com os movimentos familiares. Estiveram presentes os coordenadores regionais do Encontro Matrimonial Mundial, ECC e MFC.
A diocese de São José dos Pinhais esteve representada por 6 casais: O diácono Lourival Goll (Assessor diocesano) e sua esposa Angela, Faustino e Eloina (coordenadores diocesanos), Hélcio e Cecília (vice coordenadores diocesano), Silvio e Soeli (coordenadores no setor pastoral 1), Tadeu e Arlete (agentes de pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro) e Vilson e Sirlei (agentes de pastoral na Paróquia Santo Antonio da Lapa).